segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Atenção para os números!!!


Hoje já há mais cursos de Sistemas de Informação do que de Computação no país, numa clara demonstração de que a academia está acompanhando as tendências e necessidades do mercado brasileiro.

São 486 cursos de Sistemas de Informação avaliados no último ENADE, em comparação com 295 cursos de Computação. E Engenharia da Computação conta hoje com 28 cursos.

Deste total, somente três cursos de Sistemas no país tiveram Conceito ENADE igual a 5 e 90 tiveram Conceito ENADE 4 (aqui em Palmas, obtido pelo CEULP/ULBRA e pela Católica).

Lembrando: conceito ENADE considera as notas de todos que fizeram as provas, ingressantes e concluintes.

Ainda deste total, somente 6 cursos tiveram Conceito IDD 5 e 48 tiveram Conceito IDD 4 (aqui em Palmas, obtido exclusivamente pelo CEULP/ULBRA).

Conceito IDD, para lembrar, considera a diferença entre o conhecimento dos alunos concluintes em comparação com os alunos ingressantes (quase que uma verificação de “acréscimo de conhecimento”).

Na Classificação pela Média de Componente Específico dos Concluintes (ou seja, o nível de conhecimento em Computação e Informática dos que estão concluindo o curso), o CEULP/ULBRA ficou na 69ª posição na classificação nacional.

Com isso, nos colocamos à frente da Universo, de Goiânia; da FURB, de Blumenau; da Mackenzie, de São Paulo, da Católica do Paraná; da PUC-Campinas; da Católica de Brasília; da Federal do Pará (Marabá); dentre outras.

Dos 486 cursos avaliados, somente 394 cursos obtiveram conceitos (tiveram a quantidade mínima de alunos concluintes para poder calcular o conceito).

Comparando os resultados do Tocantins com o resto do país, temos:

CEULP/ULBRA, como foi dito, na 69ª posição; Católica na 112ª; ITPAC-Araguaína na 284ª; e UNEST-Paraíso, na 368º.

Em Ciência da Computação, dos 295 cursos avaliados, somente 238 obtiveram conceitos (tiveram a quantidade mínima de alunos concluintes para poder calcular o conceito):

Comparando também com o resultado nacional, para o Tocantins temos que, dos 238 cursos com conceitos: a UFT fica na 167ª posição; UNIRG - Gurupi, na 217ª posição e Objetivo na 237ª posição.

Ainda neste quesito, em Sistemas de Informação, em TODA a Região Norte, somente o Centro Univesitário Nilton Luis (39,9167) e a Faculdade La Salle (com 34,80005), de Manaus, ficam na nossa frente (com nossos 33,3353). Interessante observar que estas são todas instituições privadas.

Nenhum comentário: